Na maioria das vezes, as barreiras físicas podem ser inúteis se não houver hábitos e atitudes de segurança, tanto dos moradores, quanto dos funcionários ou empregados. Em geral, as principais dicas que devem ser seguidas para evitar problemas são as seguintes:

• Cuidado ao entrar e sair de casa – Antes de entrar ou sair: verifique se há pessoas suspeitas ou desconhecidas nas proximidades, a pé ou paradas em carros. Caso não se sinta seguro, não entre (ou não saia). Dê mais uma volta no quarteirão, passe direto, observe e, se necessário, peça ajuda.

• Cuidado ao abrir o portão para estranhos – Tratando-se de prestadores de serviços, tais como técnicos ou quem você contratou, oriente-os para que se identifiquem por uniformes, crachás e veículos com o nome da empresa. Em caso de dúvida, peça o telefone da empresa e confirme. Não tenha vergonha de fazer isso. O seguro morreu de velho. O velho truque do entregador de pizza ou de flores, por incrível que pareça, ainda funciona e muito. Há ainda assaltantes que se apresentam como casais, até mesmo com mulheres grávidas (ou falsas grávidas) bem-vestidos e bem-falantes, peritos em enganar porteiros e seguranças. No caso de condomínios, o treinamento do pessoal de portaria para este tipo de situação é fundamental.

• Cuidado com funcionários – evite comentários e ostentações – Comentar o quanto possui no banco, ter jóias ou dinheiro em cofres em casa ou falar sobre o quanto custou tal produto na frente de empregados domésticos pode ser um grande risco. Nunca se sabe com quem ele vai comentar o fato, até mesmo por ingenuidade. Existem também meliantes que se fazem passar por falsas domésticas, que se empregam com a finalidade de estudar os hábitos familiares, onde guardam jóias e dinheiro, talões de cheques, cartões e outros objetos de valor. No momento oportuno, dão o bote e somem do mapa. Uma nova contratação deve ser sempre precedida de referências e levantamento dos antecedentes criminais. Cuidado com quem você coloca dentro da sua residência.

• Ao viajar – Quando a família sai de férias, vários sinais dão conta de que não há ninguém em casa, especialmente nas residências. Tanto luzes permanentemente apagadas ou acesas, indicam que a casa está sozinha. O ideal, neste caso, seria adquirir um temporizador que acenda e apague as luzes em horários programados. A contratação de uma empresa de monitoramento de alarme é fundamental, especialmente em casas. Suspender a entrega de jornais ou revistas também é uma boa medida, mas nem sempre resolve.

Nesta época do ano, meses de festas e férias, costumam aumentar o numero de furtos ocorridos a residências, apartamentos, condomínios e empresas.

Lembramos que o Sistema de Alarme é uma prevenção e tem como principal objetivo inibir eventos criminosos. Ter um alarme monitorado por uma empresa idônea faz toda a diferença, porém sua colaboração no sentido de reforçar a segurança é fundamental. Na maioria das vezes, as barreiras físicas podem ser inúteis se não houver hábitos e atitudes de segurança, tanto dos moradores, quanto dos funcionários ou empregados.

A Adoro Monitoramento, pensando na segurança e bem estar de seus clientes, vem passar as principais dicas que devem ser seguidas para evitar problemas e surpresas desagradáveis nos períodos de férias:

• Não comente com estranhos sua viagem;

• Feche bem janelas e portas, mesmo as do carro que permanecerem na garagem;

• Não deixe luzes acesas. Esse é um truque manjado, que tem efeito contrário: atrai os ladrões;

• Temporizadores nas luzes internas e externas podem dar a aparência de que alguém está em casa e são mais eficientes;

• Quem mora em casa deve tomar algumas precauções extras. Solicitar a interrupção da entrega de jornais dos quais eventualmente seja assinante é a primeira delas. Evite deixar carros na garagem por longos períodos, caso seja necessário, nos informe os dados do veiculo que ira ficar no local;

• Quem mora em condomínio não deve comentar o dia de retorno aos funcionários do edifício;

• Também é aconselhável não deixar chaves com empregados, a não ser em casos de confiança absoluta ou de necessidade inadiável;

• Nunca deixe mensagens em sua secretária eletrônica dizendo que estará ausente por certo período de tempo. Em vez disso mantenha uma mensagem genérica. Abaixe o volume da máquina e do telefone para que seu som não seja ouvido fora de casa;

• Sua empresa vai entrar de férias? Ótimo, mas não é prudente colocar na fachada da empresa a data de saída e retorno, mande um comunicado ou email para seus clientes e fornecedores, você evita de meliantes ficarem sabendo o período que não haverá ninguém na empresa;

• Antes de sair de viagem informe a ADORO Monitoramento a data de sua saída e retorno de viagem, como também passe os telefones para contato caso haja algum problema, como demais recomendações que você achar necessário, pois estamos aqui para servi-los da melhor forma possível.

Nós da ADORO Monitoramento queremos que você e sua família fiquem tranqüilos em relação à segurança de seu patrimônio, para isso estamos colocando toda nossa equipe a sua inteira disposição para melhor atendê-lo.

As normas de segurança do edifício devem ser decididas em assembléia de condôminos. Se não houver ampla difusão entre os moradores do prédio, as decisões podem perder a eficiência.

• Visibilidade – As entradas do imóvel social, de serviço e garagem – devem ser suficientemente iluminadas, evitando-se o uso de obras de arte, de decoração e de jardinagem que obstruam a ampla visão do local à distância.
Os acessos aos apartamentos igualmente devem ser dotados de boa iluminação, controlada do interior da residência. As portas devem ser sólidas e guarnecidas de “olhos mágicos” ou outros dispositivos que permitam a observação da ante-sala, saguão ou hall de entrada. A entrada de estranhos deve ser restrita, sempre que possível, a um horário pré-fixado.

• Portaria e guaritas – Porteiros, zeladores e vigias devem ser alertados para os diferentes expedientes usados por ladrões e devem estar capacitados para tomar providências urgentes quando necessário.
A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser rigorosa. Pesquisar as atividades anteriores do candidato e verificar criteriosamente suas fontes de referência são procedimentos bem-vindos na hora da contratação dos funcionários internos. As chaves confiadas a empregados não devem abranger todas as portas do apartamento, algumas dependências privadas devem ficar isoladas. Os empregados podem ser atacados e forçados a abrir as portas que têm acesso, surpreendendo os moradores.

• Entregas – Entregas de encomendas que não tenham sido solicitadas ou que não sejam esperadas devem ser recusadas, ainda que o portador se apresente na companhia de empregados do condomínio. Quando estiver aguardando entregas em seu domicílio, instrua a portaria para receber as encomendas, evitando a presença de estranhos em seu apartamento.

Com a popularização dos aparelhos celulares, se criou mais um novo tipo de crime, o “golpe do seqüestro”. Golpe este onde bandidos ligam para pessoas e tentam por meio de pressão psicológica conseguir dinheiro fácil, alegando que um amigo ou ente querido esta seqüestrado ou acidentado, e pede dinheiro, créditos de celulares pré-pagos em troca de sua libertação ou de informações.

• Não ajude o bandido dando-lhe informações – Sua filha sofreu um acidente. – A Fernanda? O que aconteceu com a Fernanda? O nervosismo faz com que muita gente, sem perceber, acabe passando aos bandidos informações que serão usadas para pressioná-las. Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconhecidos ao telefone.

• Tire os adesivos do carro – Adesivos com o nome da academia de ginástica ou da faculdade, assim como placas que reproduzem o apelido dos motoristas (BIA, LEO etc.) e páginas nas redes sociais são preciosas fontes de informação para os bandidos. Evite e peça aos seus filhos para evitar.

• Pare para raciocinar – O pânico diante da possibilidade de um parente estar acidentado ou seqüestrado faz com que muitas pessoas deixem de tomar atitudes óbvias, como checar se a informação é verdadeira. Segundo a polícia, freqüentemente as vítimas deixam de ligar para o suposto seqüestrado não porque são impedidas de fazê-lo, mas porque a idéia não lhes ocorre.

• Desobedeça ao bandido – Ligue para o suposto seqüestrado ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Se não, tente um amigo ou parente dele. A hipótese de um seqüestrador real fazer essa ameaça é remota – bandidos não vão matar a vítima, e perder seu trunfo, só porque o celular dela tocou.

• Desconfie de ligações longas – Segundo estatísticas da polícia, 90% dos primeiros contatos telefônicos feitos por seqüestradores reais duram menos de um minuto. Por temerem ser rastreados, eles nunca fazem ligações longas.

• Duvide do choro das vítimas – Apelos chorosos de supostos seqüestrados têm sido usados com freqüência pelos golpistas. A polícia sabe que raramente seqüestradores de verdade telefonam do mesmo lugar em que está a vítima. Sabem que podem ser rastreados e ter o cativeiro descoberto.

• Dê queixa na polícia – Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado, a polícia pode identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas dele.

O notebook é o sonho de consumo de muitas pessoas, incluindo quadrilhas e assaltantes que se especializam em roubos e furtos destes portáteis. Para que o uso do laptop não vire um pesadelo a ADORO Monitoramento, lhe da importantes dicas de segurança.

• Evite usar a maleta tradicional do notebook. Procure carregar o equipamento em uma mochila comum;

• Quando levar o notebook no carro ou pegar um táxi, o usuário deve colocar o equipamento no porta-malas antes de sair do estacionamento;

• Não se desligue do notebook. Muitas pessoas param para falar ao celular ou no telefone público e deixam a mala com o laptop no chão. Isso é um prato cheio para os assaltantes.

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